quarta-feira, 25 de março de 2015

PIBID

   
    Olá, hoje gostaria de mostrar um pouco sobre um projeto que desenvolvemos em nossa Universidade, a Unespar - Campus Apucarana, chamado de PIBID.
    O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é um programa do governo federal que tem como objetivo iniciar estudantes de licenciaturas à docência. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
    A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as
universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
    Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 400,00. Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
    O PIBID está presente nos Campus da Unespar de Apucarana, Paranavaí, Campo Mourão, Curitiba, União da Vitória e Paranaguá.
    Sou bolsista do projeto de Matemática, e ao longo dos dias postarei aqui alguns trabalhos desenvolvidos por nossos grupos e também o link para acesso do blog específico do programa. (Blog PIBID Matemática Apucarana)

    Para saber mais, clique aqui.
    Para inscrever-se em uma vaga do programa (deve ser aluno do curso de Matemática campus Apucarana ), clique aqui

    Atte.: Nando Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário