sexta-feira, 20 de março de 2015

Curso: Qualidade da Democracia

   
Foto: reprodução
    Nas sextas feiras, o assunto será relacionado a política e sociedade. Acredito que precisamos saber mais sobre política - não sobre partido - e conhecer um pouco mais sobre nossa sociedade e como ela é conduzida. Fatos históricos e assuntos polêmicos também serão trazidos para o blog.
    Hoje gostaria de mostrar um curso que está sendo ofertado pelo departamento de ciência política da USP, de graça, onde aborda o tema de Qualidade da Democracia. O curso é ministrado pelo professor José Álvaro Moisés que aborda as diferentes fases que mudaram os países ao longo dos anos. É um curso interessante para sabermos um pouco mais sobre a democracia e política.

    Clique aqui para fazer o curso.


    Para aproveitar o tema em questão proposto pelo curso, o que entendemos por democracia? Como podemos avaliar, em nosso pais, o desenvolvimento da democracia? Quais os deveres como cidadão temos em uma democracia?
    Tantas perguntas e questões que as vezes não damos importância, e acabamos desviando nossas atenções para outros fatores que não correspondem ao que é necessário.
    No Brasil estamos passando por um momento político e econômico difícil, muitas empresas fechando, serviços públicos em desacordo com o que deveria ser, e se não bastasse, corrupção em todos os setores públicos. A nação está cansada de ser deixada de lado por interesses de poucos. Vivemos um momento onde política é minimizada a partidos, e quem governa são esses partido, que podem ser corruptores e desviar seus ideais - ou virtuais utopias - para ganho próprio.
    Antes de falarmos em derrubar um governo, devemos exercer nosso papel democrático e sermos inteligentes, não deixando certos oportunistas no poder.
    Peço a todos que reflitam e que deixem seus comentários.

    Atte.: Nando Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário