terça-feira, 31 de março de 2015

Dicas CorelDRAW X7 - Parte 2

    Olá pessoal, hoje vamos continuar com as dicas - mais parece um tutorial - sobre o programa CorelDRAW X7.
    Semana passada tivemos a primeira parte das dicas e falamos sobre o Corel X7 e duas ferramentas -na minha opinião umas  das mais importantes; a de seleção - seleciona um objeto, e a de forma - seleciona os pontos do objeto.
    Continuando com as ferramentas, hoje vamos conhecer a ferramenta Cortar. Esta ferramenta serve para cortar o que está fora da área selecionada, deixando apenas o que selecionamos - como mostra a figura abaixo. Ela é muito utilizada quando queremos retirar algum detalhe que esteja atrapalhando ou para dar acabamento.
Suas subdivisões são: ferramenta cortar, ferramenta faca - que faz um recorte no objeto, ferramenta excluir segmento virtual e ferramenta borracha - apaga o vetor selecionado.
    A próxima ferramenta é a de Zoom, que utilizamos para mudar o nível de ampliação na janela de documento. Em miúdos, é diminuir ou aumentar a visualização dos objetos. Suas subdivisões são: Zoom e Enquadramento - serve para enquadrar a área de visualização.
    A ferramenta mais importante do programa - talvez seja - a ferramenta de desenho. No Corel, tudo é feito através de vetores que são ligados por pontos. Estes vetores e pontos dão forma ao desenho/objeto. Para fazermos estes vetores, utilizamos as ferramentas de desenho. Nelas temos as subdivisões: Ferramenta mão livre - usada para fazer desenhos livremente, sem se preocupar com os pontos ou linhas vetoriais exatas; Ferramenta linha de 2 pontos - clica-se em dois pontos distintos para ter o vetor; Ferramenta Bézier - cria pontos e liga os vetores, dando a opção de continuar após fazer a angulação; Ferramenta caneta - o mesmo sistema usado pela Adobe, cria-se pontos contínuos, os quais são ligados os vetores; Ferramenta B-Spline; Ferramenta Polilinha; Ferramenta curva de 3 pontas e Ferramenta desenho inteligente.
    Para finalizar por hoje, temos a ferramenta mídia artística, que utilizamos para fazer traços de pincéis e desenhos artísticos pré definidos.

    Abaixo segue um vídeo demonstrando cada uma.




    Atte.: Nando Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário